(67) 3349-3885
(67) 3349-3873
(67) 3349-3883


Operação e Manutenção dos Sistemas de Esgotamento Sanitário em diversas localidades do estado de Mato Grosso do Sul
11 de Abril de 2019 - Quinta-feira - 19:37

 


A LOG Engenharia venceu a concorrência nº004/2019 em 11/04/2019 para operar e manter todo os sistemas de esgotamento sanitários sob concessão da SANESUL, sendo o maior contingente de municípios operados por uma empresa privada no Brasil num mesmo estado da federação. Os serviços objeto deste contrato abrangem desde sistema de coleta e afastamento, assim como todas estações elevatórias de esgoto bruto (224 unidades) sendo 144 com grupos geradores, e 67 estações de tratamentos de esgoto em 59 municípios, cujas capacidades variam de 5L/s a 200L/s. As estações de tratamento variam em porte e complexidade, condicionado as exigências ambientais do corpo receptor. Os modelos de tratamento vão de um simples reator anaeróbio até sistemas anaeróbios consorciados com outras modalidades de tratamento tais como: lagoas de maturação, filtro biológico aeróbio percolador, filtro anaeróbio de fluxo ascendente, físico-químico (floculação, decantação, filtração e desinfecção) e consórcio com biodiscos e filtro aerado de fluxo ascendente.


Neste processo de tratamento o lodo gerado é disponibilizado em leito de secagem de lodo, centrífugas e BAG´s, sendo o drenado recirculado e o lodo encaminhado para aterros sanitários.


Através deste contrato, além do processo de operação e manutenção de rede coletora, são feitas ligações domiciliares demandadas dentro dos prazos exigidos pela empresa e, quando necessário, restauração e recuperação em todas as unidades nos sistemas de esgotamento sanitário.


Todos os parâmetros básicos das ETE´s referente à esgoto bruto e tratado são coletados periodicamente ao longo do dia e as informações são apontadas e transmitidas via sistema online para central.