Treinamento de Operadores e Coordenadores e Encarregados nas ETE’s
A LOG Engenharia através de dois contratos com a Sanesul executa serviços de operação e monitoramento de 34 ETE`s em 29 localidades de Mato Grosso do Sul.
As ETEs operadas apresentam características diversificadas, sendo que na maioria das pequenas localidades são constituídas de reatores anaeróbios de fluxo ascendente, nas maiores ETE`s, normalmente os processo de tratamentos são constituídos de consórcio de reatores anaeróbios com filtro percoladores e decantadores secundários, reatores anaeróbios e físico químico e também reatores anaeróbios com biodiscos.
Esta variedade de processo de tratamento de esgoto doméstico exige que haja uma série mecanismos adequados para o monitoramento das mesmas. Sendo que aliado aos dispositivos para coleta e análises dos esgotos brutos e tratados é fundamental a utilização de procedimentos objetivando a confiabilidade dos parâmetros de monitoramento, desta forma conceitos e procedimentos devem ser estabelecidos de forma que haja uniformidade na forma de condução destas tarefas e busca fundamentalmente na confiabilidade dos resultados obtidos para avaliação destas ETE`s.
Desta forma a LOG Engenharia desenvolveu um documento em junho de 2014, denominado de “Manual de Atividades Laboratoriais das Estações de Tratamento de Esgotos”. Neste Manual, está posto o passo a passo de todas as medidas a serem utilizadas pelos operadores de ETE`s, desde os cuidados com assepsia própria e das instalações, segurança do trabalho assim como a utilização adequada dos instrumentos de laboratório para obtenção dos parâmetros básicos de monitoramento de uma ETE, de forma mais confiáveis.
Foram treinados 149 Operadores de ETE, Coordenadores e Encarregados Locais, de todas as localidades das ETE`s, operadas no Estado por região de Junho a Setembro de 1014.
Este treinamento foi ministrado por um Engenheiro Ambiental Sr. Ralfh Agostinho Canuto dos Santos e por um experimentado operador Sr. George Benites, com mais de 9 anos de Empresa, o qual já foi operador e também participou de várias auditorias de certificações ISO 9001.
Posteriormente os operadores foram submetidos a uma prova com 41 questionamentos no sentido de obter o índice de aproveitamento sobre o curso aplicado, sendo que 64,42% atingiram a pontuação acima de 7,0. Os demais serão objeto de nova prova para fortalecer o aprendizado.
Os cinco melhores foram objeto de premiação em Campo Grande em 04/12/2014, pela diretoria da LOG Engenharia, são eles:
NOMES: LOCALIDADE:
Francisco Paulo Benites Jardim/MS
Ismailson Corumbá Aquidauana/MS
Alex Gutierrez Salvatierra Corumbá/MS
Robson Ralfe Pereira Freitas Toso Paranaiba/MS
Marcos Luiz Rodrigues dos Santos Bonito/MS
Desta forma estaremos procurando sempre buscar o aprimoramento dos profissionais não só dentro desta atividade laboratorial, como também no conhecimento do processo de tratamento operado onde cada operador está envolvido.
|